Como uma doença auto-imune, a alopecia areata não possui uma cura definitiva, porém o acompanhamento com o especialista e o tratamento adequado, de acordo com o estágio da doença e particularidades do paciente, podem controlar os sintomas e oferecer uma melhor qualidade de vida.
Veja, abaixo, dicas que podem ajudar os pacientes com alopecia:
Se quiser, use maquiagem para minimizar a aparência de perda de cabelo. Antes de aplicar qualquer produto, lembre de conversar com o seu médico.
Invista em perucas, chapéus e lenços para proteger a cabeça. Além de criar um estilo, pode deixar o visual mais moderno.
Reduza o estresse: as crises agudas de queda podem se associar a períodos críticos de estresse, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, traumas, cirurgias, acidentes, etc.
A alopecia pode afetar o estado emocional do paciente. Os grupos de pacientes e de apoio podem ajudar o paciente a lidar com possíveis efeitos psicológicos.
Alopecia areata: causada por fatores autoimunes e emocionais, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas, resultando no aparecimento de placas redondas no couro do cabeludo com ausência de pelo.
Androgenética: também chamada de calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população. Tem início de desenvolvimento já na adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos;
Traumática: causada pelo hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça;
Eflúvio: que se caracteriza por um período em que o cabelo cai naturalmente, porém, quando este mecanismo se encontra desregulado, pode haver um período maior de queda de cabelo, que geralmente responde bem aos tratamentos clínicos.
Alopecia Areata. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-areata/22/. Consultado dia 20/09/2021
Alopecia. Tua Saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/alopecia/. Consultado dia 20/09/20211
Alopecia androgenética. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopeciaandrogenetica/25/
PP-ABR-BRA-0054