A Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. Estima-se que atinja de 1 a 3% da população mundial, ou seja, mais de 125 milhões de pessoas no mundo e mais de 5 milhões de brasileiros.
A Psoríase é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células sadias da pele, causando as lesões. Ela pode acometer homens e mulheres em todas as faixas etárias, sendo mais comum entre os adultos jovens.
Existem várias formas da doença, sendo mais frequente a psoríase em placa, que ocorre em 80 a 90% dos pacientes, com surgimento de lesões em qualquer parte da pele, sendo mais frequente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
A psoríase, porém, não acomete apenas a pele, o maior órgão do corpo humano. Em torno de 30% dos pacientes podem apresentar acometimento das articulações, sendo fundamental o reconhecimento precoce para o início do tratamento adequado. O paciente com psoríase também tem mais chance de desenvolver outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
Não existe nenhum exame específico para o diagnóstico da psoríase. Ele é realizado pela análise clínica do paciente, histórico e com suporte de exames complementares. Não existe a cura definitiva da doença, porém com o tratamento adequado é possível manter a doença em remissão e garantir qualidade de vida ao paciente.
Psoríase. Entenda o que é. Saúde Abril. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/psoriase-entenda-o-que-e/. Consultado em 20/09/2021
Psoríase. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/. Consultado em 20/09/2021.
Entenda a psoríase o que é, como se manifesta e como trata-la. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/noticias/palavra-de-medico/entenda-a-psoriase-o-que-e-como-se-manifesta-e-como-trata-la/. Consultado em 20/09/20211
PP-ABR-BRA-0054