Home
Notícias
Releases
Coletivo Pink 2023
Pfizer lança campanha com Warner Bros. Discovery Global Consumer Products e SBP para conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil
Pfizer lança campanha com Warner Bros. Discovery Global Consumer Products e SBP para conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil
Pfizer lança campanha com Warner Bros. Discovery Global Consumer Products e SBP para conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil
Pfizer lança campanha com Warner Bros. Discovery Global Consumer Products e SBP para conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil
Pfizer lança campanha com Warner Bros. Discovery Global Consumer Products e SBP para conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil
Pfizer lança campanha com Warner Bros. Discovery Global Consumer Products e SBP para conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil
Iniciativa faz parte da 6ª edição do Coletivo Pink, projeto colaborativo de conscientização sobre a doença que reúne 14 parceiros conectados pela Pfizer, com uma programação que oferece debates, oficinas, serviços e ações culturais
29/09/2023
Encontrar formas de dialogar sobre o câncer de mama com toda a sociedade e dar voz para quem já enfrenta a doença, em todos os seus estágios, é essencial no Brasil, em que esse tipo de tumor ocupa o primeiro lugar entre as causas de morte por câncer na população feminina1. Por isso, essa é a dupla missão do movimento Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa, um projeto colaborativo de conscientização sobre o tema que chega ao seu sexto ano.
Com o apoio de 14 parceiros conectados pela Pfizer, entre eles 13 associações de pacientes oncológicos que representam diferentes partes do País, o Coletivo Pink se posiciona, mais uma vez, como o resultado de muitas vozes, fortalecendo a representatividade dentro do Outubro Rosa. O ponto de encontro, desta vez, será o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, que recebe uma estrutura cônica de 64m², projetada no formato de uma mama gigante. Dentro dela, uma exposição inédita ocupa a área externa da Biblioteca Parque Villa-Lobos, contando a história de cada mulher que tem transformado o cenário do câncer de mama, ao longo dos séculos.
Reconhecendo as contribuições femininas para o enfrentamento da doença em diferentes áreas do saber, a exposição Coletivo Pink, por um Outubro além do Rosa apresenta: as Mulheres que transformam o Viver com Câncer de Mama na Ciência e na Sociedade. Na iniciativa, o público é convidado a percorrer esse caminho iniciado 120 anos atrás, quando uma polonesa entrou para a história como a primeira mulher a conquistar um Prêmio Nobel, com descobertas que revolucionariam o tratamento do câncer de mama anos depois. “Cada avanço contra o câncer de mama leva a outro, construindo um futuro que carrega toda a sabedoria ancestral dessa verdadeira árvore genealógica do conhecimento”, comenta a diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da Pfizer, Cristiane Santos.
A exposição, que também conta com uma versão virtual, destaca não apenas os feitos femininos na ciência e na medicina, como também no âmbito dos avanços sociais. “Líderes sociais, pacientes e comunicadoras, cada uma à sua maneira, também vêm transformando a vida de milhões de pessoas que enfrentam o câncer de mama. Para exaltá-las, essa exposição reúne histórias inspiradoras que legitimam a genialidade feminina e marcam a força das mulheres em atos de coragem e dedicação a um propósito maior: a vida de outras mulheres”, reforça Cristiane.
Para chegar aos perfis das mulheres que fazem parte da exposição foi realizado um mapeamento minucioso, a partir do diálogo com profissionais de saúde, associações de pacientes e comunicadores de várias partes do Brasil. “Valorizar as conquistas femininas no combate ao câncer de mama é uma forma de perpetuar o legado daquelas que, por tanto tempo, desbravaram os caminhos que agora usamos para ir cada vez mais longe”, diz a diretora médica da Pfizer, Adriana Ribeiro.
Oficinas, atividades socioculturais e debates com especialistas sobre diferentes aspectos do câncer de mama fazem parte da programação, que é aberta ao público e gratuita durante todo o projeto. Serviços realizados por parceiros do Coletivo Pink 2023, como a carreta da mamografia, também serão oferecidos. Neste ano, o Coletivo Pink é parceiro da 60ª etapa da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, realizada pelo IBCC Oncologia como parte da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda.
Planejada em formato híbrido, a iniciativa terá parte da agenda transmitida por suas redes sociais, no Instagram e Facebook, ampliando o alcance das informações para diferentes partes do País. No site do projeto (www.coletivopink.com.br) é possível saber mais sobre o trabalho realizado ano a ano pela iniciativa, desde o seu lançamento, além de conferir os detalhes da programação 2023, bem como as instruções de como participar das ações.
Fazem parte da edição 2023 do Coletivo Pink as seguintes associações de pacientes: Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o Instituto Vencer o Câncer, Instituto Lado a Lado pela Vida, Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Mão Amiga - Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer, Instituto Avon, União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), além das entidades Recomeçar, Américas Amigas, Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Nossa Casa e Instituto Camaleão, bem como a parceria com o IBCC Oncologia.