O bate-papo com a atriz, que também conta com a participação de médicos da Pfizer, é organizado pela Maturi, a maior plataforma on-line de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional para pessoas acima de 50 anos no País
24/08/2023
Em meio ao envelhecimento da população brasileira1, a importância dos cuidados com a saúde para viver a maturidade de forma plena e ativa, inclusive na esfera profissional, é um dos temas de destaque do MaturiFest 2023, que reúne, nesta semana, os principais especialistas nos assuntos ligados à população 50+ para uma série de debates e atividades. Nesse contexto, o enfrentamento do câncer, considerado um dos maiores desafios de saúde pública nessa faixa etária2, ganha destaque a partir de uma roda de conversa com a atriz, humorista, escritora e roteirista Heloísa Périssé, que descobriu um tumor nas glândulas salivares em 2019.
Para falar sobre sua experiência pessoal de enfrentamento do câncer, Heloísa divide o palco com a diretora médica de oncologia da Pfizer Brasil, Evelyn Lazaridis, e o gerente médico sênior André Nebel, da mesma área. Uma das principais empresas farmacêuticas dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções terapêuticas inovadoras para o combate ao câncer, a Pfizer tem mais de um terço do seu pipeline voltado à inovação em oncologia, com foco em diferentes tipos de tumores, considerando necessidades não atendidas bem como neoplasias de elevada letalidade3.
“Uma das principais causas de morte no Brasil, o câncer é um dos desafios mais complexos para o sistema de saúde, com impactos epidemiológicos, sociais e, até mesmo, econômicos. Por isso, o enfrentamento dessa questão demanda esforços em diferentes direções. Precisamos falar de diagnóstico precoce, que pode fazer toda a diferença no prognóstico do paciente. Mas também precisamos falar sobre como podemos avançar, cada vez mais, em tratamentos que proporcionem uma vida mais longa e de mais qualidade para as pessoas, o que inclui sua plena funcionalidade, inclusive nos aspectos profissionais”, comenta a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
Ao longo da conversa, os médicos também trarão sugestões de como as organizações podem apoiar os funcionários nas questões ligadas à oncologia, tanto com medidas preventivas, a exemplo de iniciativas que incentivem a prática de atividades físicas, a alimentação saudável e a regularidade de exames indicados a cada faixa etária, por exemplo, bem como a partir de medidas internas que favoreçam o manejo do câncer, no caso dos colegas que venham a receber o diagnóstico, tais como políticas de licença médica flexíveis e recursos de apoio emocional.
“Criamos o evento MaturiFest para termos um ambiente de discussão sobre o futuro do mercado de trabalho e empreendedorismo 50+. Com o avanço das conversas sobre longevidade e bem-estar, entendemos que o tema está no coração do Festival e que temos um papel muito importante de conscientização dos profissionais maduros em relação à saúde e à produtividade”, afirma Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi.
SERVIÇO
Painel: Prevenção para uma Saúde Longeva, com Heloísa Perissé
Data: 24 de agosto, às 16h
Inscrições para o evento on-line: www.maturifest.com
Transmissão: YouTube Maturi
Evento presencial: FECAP, Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo