“Hora de tomar vacina” estreia nesta sexta-feira (04), às 10h, no canal oficial do fenômeno infantil no Youtube.
01/12/2020
O Mundo Bita, franquia de entretenimento infantil com clipes que ultrapassam 7 bilhões de visualizações no Youtube, uniu forças com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Pfizer, referência em tratamentos inovadores de saúde, para incentivar a vacinação infantil. A importância das vacinas nunca foi tão discutida pela sociedade como nesta pandemia. No entanto, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as medidas de prevenção à COVID-19, seja pelo receio em sair de casa, seja pelo impacto da pandemia nos serviços de saúde, provocaram uma queda na cobertura vacinal do calendário oficial, deixando cerca de 80 milhões de crianças menores de um ano em risco de contrair doenças para as quais podem ser imunizadas, como tétano, meningite, hepatite B e coqueluche1.
No Brasil, o IBOPE Inteligência, a pedido da Pfizer, realizou a pesquisa Impacto da pandemia nos lares brasileiros: Como as famílias estão lidando com a nova realidade, que apontou que 60% dos pais não sabem ou acham que é falsa a afirmação de que a vacinação contra gripe e doenças pneumocócicas ajudam no diagnóstico da covid-19, ao permitirem descartar estas doenças.
¨Infelizmente, muitas pessoas ainda não compreendem os benefícios da vacinação. Ela nos protege contra várias doenças graves, e em um momento como este, ainda ajudam a descartar doenças com sintomas que se confundem aos do novo coronavírus”, explica o médico pediatra e infectologista Renato Kfouri, Presidente do Departamento de Imunizações da SBP. “Com tantas notícias é compreensível este cenário de informações equivocadas e esta queda das coberturas vacinais, porque, de repente tivemos várias ações que destacavam a importância de evitar sair de casa para reduzir o risco de contaminação. Mas assim como abandonar um tratamento, não manter a vacinação infantil em dia, além de colocar a saúde em risco, pode permitir o retorno de doenças já eliminadas no país, como a poliomielite, por exemplo”, complementa.
Sempre atento aos temas relevantes que permeiam o universo infantil, o amigão de bigode laranja do Mundo Bita, premiado desenho animado infantil que reúne aprendizado e diversão em seus conteúdos, se reuniu com sua turma em apoio à causa da vacinação. No clipe “Hora de tomar vacina”, o Mundo Bita lembra que a temida agulhinha é sinônimo de cuidado, proteção e saúde. E mais: aquela picadinha salva vidas e previne doenças. “No meio dessa pandemia, papais e mamães não podem descuidar da saúde da criançada. O Mundo Bita entra nessa campanha para incentivar a vacinação, levando informações importantes com poesia e amor”, destaca Chaps Melo, cantor e compositor do Mundo Bita, além de ser o criador do personagem Bita.
O assunto é sério e, assim como em todas as produções da animação, não vai faltar alegria, música e diversão para passar o recado e conscientizar a criançada e as famílias. A estreia acontece nesta sexta-feira (04), às 10h, no canal oficial da animação no Youtube.
“Ter mais ações em prol da vacinação numa linguagem que se relacione ao mundo das crianças e de suas famílias é muito importante neste cenário de queda nas coberturas vacinais. Esse é um esforço contínuo da Pfizer e da Sociedade Brasileira de Pediatria que se materializou na campanha Mais Que um Palpite, em 2018, nos canais digitais. E o projeto vem ganhando cada vez mais apoiadores para disseminar informações seguras sobre saúde infantil, como é o caso do Mundo Bita”, afirma a Dra. Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer.
A iniciativa da Pfizer e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para o combate de fake News em saúde ganhou vida nos canais digitais em 2018, com o site maisqueumpalpite.com.br e os perfis da campanha no Facebook e Instagram. Com a hashtag #MaisQueUmPalpite, a ação usa linguagem bem-humorada e leve que para desmistificar temas relacionados a saúde das crianças com informações de fontes seguras e de qualidade e tem o propósito de conscientizar as famílias sobre como é importante contar com o pediatra para uma boa orientação em saúde, o que passa também pela prevenção de doenças infectocontagiosas nos primeiros anos de vida.
O Mundo Bita é uma franquia de entretenimento infantil de conteúdo musical que ajuda as famílias a aprenderem, crescerem e compreenderem as vivências através de um olhar solidário, criativo e feliz. Além de estar presente no conteúdo audiovisual em canais como YouTube, Netflix, Amazon Prime, Net Now, PlayKids, Spotify e Deezer, a marca se comunica através de múltiplas plataformas, com shows, peças de teatro, livros, espaços temáticos e produtos. Já foram mais de 500 apresentações para um público superior a um milhão de espectadores, passando por 65 cidades.
Com quase dez anos de sucesso, a animação foi indicada ao 19º Grammy Latino de melhor álbum infantil. “Bita e os Animais” ganhou disco de diamante pela Sony Music e foi o segundo DVD infantil mais vendido no Brasil. “Bita e as Brincadeiras” conquistou disco de platina duplo pela Sony Music, enquanto ""Bita e a Natureza", "Bita e o Corpo Humano" e "Bita e o Nosso Dia" levaram disco de platina.
1. Organização Mundial da Saúde. WHO and UNICEF warn of a decline in vaccinations during COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/news/item/15-07-2020-who-and-unicef-warn-of-a-decline-in-vaccinations-during-covid-19> Acessado em 25 de novembro de 2020.