Doença autoimune causa queda de cabelo em até 2% da população mundial1, e um grande impacto emocional aos pacientes
04/10/2024
A Pfizer acaba de lançar o aplicativo OnballaTM, destinado a pacientes que convivem com alopecia areata. A ferramenta, totalmente gratuita e disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS, tem como objetivo incentivar o monitoramento da condição, facilitando também a avaliação do médico. Para isso, o app tem como funcionalidades: a Galeria de Cabelo, onde é possível capturar imagens, visualizar e rastrear tanto a perda quanto o crescimento do cabelo ao longo do tempo; o Rastreador de Humor, onde o paciente pode registrar como está se sentindo e assim entender como aspectos emocionais podem impactar na vida e no tratamento da condição; e os Relatórios de Discussão Médica, um espaço que permite a criação de relatórios personalizados com imagens da Galeria de Cabelo e registros do Rastreador de Humor, apoiando as trocas com o médico no momento da consulta.
O aplicativo ainda oferece uma área com Exercícios de Bem-Estar, onde o paciente consegue acessar uma biblioteca de dicas e exercícios para buscar uma vida mais equilibrada. “OnballaTM oferece recursos informativos e educacionais, como artigos, vídeos e histórias de quem convive com a doença, com o objetivo de empoderar e apoiar o paciente em sua jornada com a doença”, comenta Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer Brasil.
O aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play gratuitamente.
SOBRE ALOPECIA AREATA
A alopecia areata (AA) é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico do indivíduo ataca os folículos pilosos, provocando desde falhas até a perda total do cabelo, seja no couro cabeludo, face ou corpo1,2,3. A enfermidade acomete aproximadamente 2% da população mundial, em algum momento da vida, de ambos os sexos, etnias e idades4.
Além dos adultos, a condição acomete também crianças e adolescentes. Em ambos os casos é comum os pacientes lidarem com a frase ‘é só cabelo’. Porém, a alopecia areata causa impactos que ultrapassam a questão estética e trazem consequências físicas, além do cabelo, com grande impacto negativo na autoestima e saúde mental do paciente ao longo do tempo.
Referências Bibliográficas
[1] Pratt CH, King LE Jr, Messenger AG, Christiano AM, Sundberg JP. Alopecia areata. Nat Rev Dis Primers. 2017;3:17011. Published 2017 Mar 16. doi:10.1038/nrdp.2017.11
[2] Islam N, Leung PS, Huntley AC, Gershwin ME. The autoimmune basis of alopecia areata: a comprehensive review. Autoimmun Rev. 2015;14(2):81-89. doi:10.1016/j.autrev.2014.10.014
[3] Food and Drug Administration. The voice of the patient: a series of reports from the U.S. Food and Drug Administration’s (FDA’s) patient-focused drug development initiative. Silver Spring, MD:FDA;2018. Available from: https://www.fda.gov/files/about%20fda/published/Alopecia-Areata--The-Voice-of-the-Patient.pdf. Accessed 14 Dec.2022.
[4] Alopecia: entenda mais sobre condição que também pode afetar as mulheres. Acesso em janeiro de 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/alopecia-entenda-mais-sobre-condicao-que-tambem-pode-afetar-as-mulheres.