04/06/2019
Ser dispensado de um emprego, perder um ente querido. Esses motivos podem deixar qualquer um triste. Mas como saber se a tristeza é, na verdade, um caso de depressão? Conhecer as diferenças ajuda a entender o que você está sentindo e saber quando procurar a ajuda de um especialista.
Duração - enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos. Na verdade, uma pessoa é considerada com depressão quando a tristeza dura mais de duas semanas.
Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social. Em casos mais sérios, pessoas com depressão podem até pensar em suicídio.
Causas - a causa da tristeza geralmente é algum acontecimento específico. Já no caso da depressão, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de ela se desenvolver, por exemplo: a deficiência na produção de algumas substâncias pelo cérebro, herança genética, aspectos da personalidade (baixa autoestima ou pessimismo) e fatores ambientais (como exposição à violência, à negligência ou à pobreza).
Enquanto tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, o mesmo não acontece com a depressão, que pode causar vários sinais e sintomas. Conheça os principais:
Não ter interesse ou o prazer em atividades que antes eram divertidas;
Perder ou ganhar peso sem ter feito alterações na dieta;
Ter problemas com sono (dormir pouco ou dormir demais);
Ter explosões de raiva, mesmo por motivos bobos;
Estar sempre cansado, com pouca energia ou lento;
Sentir dificuldade para se concentrar ou para tomar decisões;
Ter sentimento de culpa ou de inutilidade.
É importante você saber que a depressão tem tratamento e, na maioria dos casos, cura.. Então, se acha que pode estar com o problema, o melhor é procurar um profissional de saúde mental. Ele fará uma avaliação e talvez peça alguns exames, até para descartar outras possibilidades. Depois do diagnóstico, você será encaminhado para o tratamento – geralmente uma combinação de medicamento com terapia.
http://sbgg.org.br/diferencas-entre-tristeza-e-depressao/ - acessado em 03/07/2019
https://www.psychiatry.org/patients-families/depression/what-is-depression - acessado em 03/07/2019
http://lindnercenterofhope.org/blog/feeling-blue-vs-being-depressed-what-is-the-difference/ - acessado em 03/07/2019
PP-PFE-BRA-1908