12/08/2024
Há 35 anos, o Brasil celebrava a Constituição Brasileira, principal símbolo do processo de redemocratização do país. Com a Constituição, obtivemos uma grande conquista para a população do país: a saúde como direito. Maior política pública de acesso à saúde, o SUS é motivo de orgulho para todos e, ao reconhecer os avanços obtidos, é essencial refletirmos sobre o que queremos para a saúde da população nos próximos anos. Precisamos valorizar as conquistas obtidas até hoje e promover a discussão sobre as melhorias que são necessárias para o futuro, respondendo assim às crescentes demandas de uma população que, felizmente, envelhece e vive cada vez mais.
Pautada pela importância de buscar mais equidade no acesso à saúde, a Pfizer promoveu, no final de 2019 e início de 2020, uma profunda reflexão em parceria com diversos experts, com o intuito de analisar o cenário atual de avaliação de tecnologias em saúde (ATS), incorporação e acesso a novas tecnologias no SUS e, também, com a intenção de buscar propostas de melhorias e aprimoramento nas atuais políticas públicas brasileiras, atinentes a esta temática.
Os últimos três anos foram de grandes mudanças em todo o mundo. Passamos por uma pandemia que impactou profundamente a população mundial, testemunhamos a vitória da ciência, e nos deparamos com a importância de termos sistemas fortes que possam estar preparados para os desafios que vem pela frente.
Hoje, 3 anos depois da publicação desse documento, a Pfizer, com o apoio da IQVIA, volta a se reunir com grandes especialistas em gestão de saúde no Brasil a fim de avaliar e entender as possíveis mudanças no cenário de saúde pública de 2020 até os dias atuais, considerando fatos históricos que aconteceram nesse interim, como a pandemia de Covid-19 causada pelo SARS-CoV-2.
Estabelecer um processo integrado de ATS, com critérios diferenciados para doenças raras, oncologia e vacinas
Criar um programa oficial para doenças raras.
Criar e definir normas práticas para diferentes acordos alternativos
Redefinir o modelo de financiamento em Oncologia.
Acesse o documento que traz todas as propostas integralmente aqui.
PP-UNP-BRA-5556