Confira os projetos de Responsabilidade Social que apoiamos para contruibuir com a sociedade
A Pfizer reforça sua missão e seus valores trabalhando para fazer a diferença nas vidas das pessoas. Com uma atuação ética e responsável com todos os públicos, a companhia estimula ações que transformem socialmente as comunidades onde está presente.
Em todo o mundo, são mantidas parcerias com organizações para apoiar projetos que conscientizem as várias camadas da sociedade sobre aspectos ligados à saúde, educação, cultura, esporte e meio ambiente.
Projeto Busca Ativa Vacinal (BAV)
Desde 2021, apoiamos a iniciativa BAV, que tem foco no desenvolvimento de um programa intersetorial que oferece suporte aos agentes locais na identificação, no registro e monitoramento de crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas ou estão com a vacinação atrasada, e na tomada das medidas necessárias para que elas recebam todas as doses e cresçam protegidas de doenças evitáveis, com foco nos municípios das regiões Norte e Nordeste do país.
Projetos Operando na Floresta e Missão S.O.S. Yanomami
Apoiada pela Pfizer desde 2012, a EDS é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo levar atendimento médico especializado, principalmente cirúrgico, até populações indígenas que vivem geograficamente isoladas na Amazônia Legal Brasileira. Utilizando a tecnologia de um Centro Cirúrgico Móvel, realizam expedições no programa "Operando na Floresta", que resultam em cerca de 400 cirurgias e 3000 consultas a cada trimestre.
Também apoiamos a Missão S.O.S. Yanomami, uma ação emergencial que mantém um Centro de Referência em Saúde na Terra Indígena Yanomami, na região da Serra de Surucucu, Roraima.
Projeto Se Cuida Zezinho
Desde 2012, apoiamos o projeto que contempla atividades com foco na aplicação de terapias naturais e educação nutricional por meio de oficinas, com o propósito de propiciar bem-estar físico, psíquico e emocional, reafirmando a construção de hábitos e atitudes voltadas para a saúde de crianças, adolescentes e jovens, que vivem em situação de alta vulnerabilidade social.
Projeto Contação de Histórias
Desde 2005, a Pfizer é parceira dessa associação que desenvolve seu trabalho a partir de quatro pilares: saúde, educação, voluntariado e cultura, usando a contação de histórias como ferramenta, e tendo como principal foco a humanização. Nos pilares da saúde e do voluntariado, o objetivo é formar cidadãos que tenham a consciência do desenvolvimento do trabalho voluntário como forma de acolhimento, e capacitá-los para atuar como contadores de histórias em hospitais, levando momentos de distração e alegria às crianças hospitalizadas, e proporcionando melhora no bem-estar durante a internação.
Projeto Melhor Cuidado ao Idoso
Apoiamos essa iniciativa do Hospital Angelina Caron, que é um dos maiores parceiros do SUS e fica localizado em Campina Grande do Sul (PR). Com mais de 90% dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde, esse projeto beneficia cerca de 32 mil idosos por ano, ao focar em assistência e qualidade de vida para diminuir as diferenças entre os atendimentos na rede pública e privada, através da promoção de treinamentos focados no paciente, aquisição de equipamentos de alta tecnologia e instrumentais cirúrgicos, além de contratação de equipes multiprofissionais.
Projeto Amparo ao Idoso
Apoiamos esse projeto do maior centro oncológico da América Latina, que busca promover saúde de forma humanizada para idosos a partir dos 60 anos, através de atendimento médico hospitalar qualificado em oncologia, apoiado em Programas de Prevenção, Ensino e Pesquisa, de forma 100% gratuita via Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passsado, cerca de 550 mil pacientes foram acompanhados, e mais de 1 milhão e meio de atendimentos foram realizados em todo o Brasil.
Projeto Fonoaudiologia
Fundada em 1950, a Casa de Idosos de Ondina Lobo é uma instituição filantrópica de longa permanência para idosos sem recursos, localizada em São Paulo. Apoiamos a iniciativa desde 2008 com o projeto de inclusão digital, e mais recentemente com a contratação de um fonoaudiólogo. O profissional de fonoaudiologia ajudará na reabilitação dos idosos que sofreram impactos na fala, deglutição ou que possuem outros distúrbios, por meio de intervenções multidisciplinares visando a melhora em todos os aspectos, até mesmo na audição e memória, para possibilitar que a terceira idade seja vivida com dignidade.
Projeto Círculos de Leitura
O Instituto Fernand Braudel atua há mais de 20 anos em escolas públicas das regiões periféricas e remotas do país, e um dos seus programas são os Círculos de Leitura, que propõe um espaço de acolhimento e conversas baseadas na leitura de obras clássicas e contemporâneas da literatura mundial, com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais, fortalecer o protagonismo juvenil e fomentar o interesse dos jovens pela leitura e escrita. Desde 2020, contribuímos para a realização do projeto em escolas do Ceará e São Paulo, e na formação de jovens para serem os mediadores dos Círculos em suas escolas.
Programa de Aprendizagem Profissional II
A Rede Cidadã é uma organização social que atua desde 2002 com programas para geração de trabalho e renda. Dentre eles está o Programa de Aprendizagem Profissional II. A iniciativa tem como objetivo promover formação cidadã e acesso ao mercado de trabalho para adolescentes que cumpriram medida socioeducativa, assegurando os seus direitos à profissionalização, trabalho e renda. Para isso, os adolescentes beneficiários recebem capacitação e encaminhamento profissional via aprendizagem, têm o percurso profissional monitorado e seus familiares também são atendidos em oficinas de formação.
Projeto Bem-Estar+60
O ITEVA fica localizado em Aquiraz no Ceará, e faz ações voltadas à diminuição das carências tecnológicas e econômicas no seio social há mais de 20 anos. O principal objetivo dessa iniciativa é a qualificação e bem-estar de cerca de 60 idosos e seus familiares em cursos relacionados a construção sustentável e no uso da tecnologia, informação e comunicação para suportar o interesse público em melhorar a qualidade de vida da terceira idade e usar a tecnologia para a preservação do meio ambiente.
Projeto Atividades
Apoiamos essa instituição que promove há mais de 26 anos um trabalho social com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Heliópolis. Utilizando a educação musical de excelência como ferramenta de transformação social, o Instituto Baccarelli promove o desenvolvimento pessoal formando seres humanos mais conscientes e responsáveis, oferecendo também a oportunidade de profissionalização musical. Além dos 1.200 alunos atendidos anualmente de forma gratuita, a instituição formou a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis.
Projeto Acreditando no Futuro
Em comemoração aos 70 anos da Pfizer no Brasil, apoiamos a implementação de um núcleo de dança em uma região de alta vulnerabilidade social, na área central da cidade de São Paulo, para possibilitar o acesso à mesma formação de excelência oferecida no Estúdio de Ballet Cisne Negro, com a metodologia da Royal Academy of Dance, para 70 crianças e jovens de baixa renda atendidas pelo Instituto Dom Bosco.
Projeto Sustenidos Organização Social de Cultura
O Conservatório de Tatuí (SP) é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Com mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria.
Apoiamos essa instituição que atende cerca de 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Estados Unidos, Japão e Portugal, oferecendo ensino de excelência com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível.
Projeto Equipes Paralímpicas de Rendimento
A Associação Desportiva para Deficientes (ADD) é uma instituição sem fins lucrativos que visa a inclusão, autonomia e cidadania para deficientes físicos, intelectuais e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, através das metodologias e práticas esportivas, sendo pioneira na iniciação ao esporte adaptado. Além das atividades de iniciação, destacam-se os programas de formação para alto rendimento esportivo, atuando em Basquete em Cadeiras de Rodas, Atletismo, Bocha e Vôlei Sentado. O projeto apoiado pela Pfizer incentiva a modalidade do basquete em Cadeira de Rodas para 30 beneficiários.
Projeto Rede de Núcleos
O Instituto Esporte & Educação é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda. Um dos seus projetos é a Rede de Núcleos, um sistema completo de atendimento a crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, que vivem em regiões de alta vulnerabilidade social, por meio de atividades educacionais regulares e eventos que desenvolvem ações esportivas, culturais, de saúde, protagonismo, cidadania e integração comunitária. O projeto acontece há mais de 20 anos e já atendeu cerca de 500 mil pessoas em vários municípios brasileiros.
Projeto Walking Football
O projeto se propõe a democratizar a modalidade Walking Football, futebol adaptado para pessoas idosas, de ambos os sexos, em que se joga caminhando, e não correndo, gerando mais inclusão, ao ter menos impactos físicos e propiciar uma longevidade ativa para a terceira idade. A Associação Walking Football Brasil é que detém essa metodologia que proporciona integração, lazer, promoção da saúde, bem-estar físico e emocional aqui no Brasil.
Projeto Uma Nova Visão de Jogo
Desde 1985, a Fundação Eprocad contribui para o desenvolimento do esporte em São Paulo. Incetivamos esse projeto que busca oferecer aos alunos uma nova experiencia relacionada ao esporte, possibilitando o desenvolvimento gradual de uma conduta participativa e solidária, com oportunidades de inclusão social de crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, para o desenvolvimento do repertório motor e melhora no desempenho escolar.
Example
Realizado em Itapevi, sede da nossa fábrica, o programa envolve escolas estaduais da cidade, que ao longo de cada ano letivo se envolvem com uma série de trabalhos e ações de engajamento de educadores e estudantes em prol da sensibilização e conscientização sobre a importância de adotar atitudes de sustentabilidade, visando a preservação e conservação do meio ambiente.