Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Hipertensão PulmonarHomeSua SaúdeHipertensão Pulmonar Saiba mais sobre a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma doença rara que faz com que a pressão arterial nos pulmões seja mais alta. Apesar de poder atingir qualquer pessoa, a HAP é mais comum em mulheres, principalmente naquelas entre 20 e 40 anos. Além disso, até 10% dos casos de hipertensão pulmonar são causados por fatores hereditários.

A hipertensão arterial pulmonar pode não ter uma causa específica, ficando conhecida como HAP idiopática. Mas também pode ocorrer por conta de outras doenças, como problemas cardíacos, HIV e também como resultado do uso de certos medicamentos, como inibidores de apetite. 

Quais são os sinais e sintomas da Hipertensão Pulmonar?

Normalmente, os sinais e sintomas da hipertensão arterial pulmonar não são percebidos até que a doença já esteja em um estágio mais avançado. Mas pode acontecer:

  • Fadiga;

  • Dificuldade respiratória, que fica mais forte em estágios mais avançados da doença;

  • Dores no peito; 

  • Vertigem;

  • Tontura ao se esforçar fisicamente; 

  • Desmaios.

​Como a Hipertensão Pulmonar é diagnosticada?

Logo no início da doença, ela é muito difícil de ser diagnosticada, pois os sintomas e sinais podem ser confundidos com outras doenças, principalmente problemas cardíacos ou outras doenças respiratórias. Alguns exames que seu médico pode indicar para tentar identificar se existe a presença da HAP são:

  • Teste de função pulmonar;

  • Exame de perfusão-ventilação;

  • Ecocardiograma;

  • Exames de sangue;

  • Raio-X da região do tórax;

  • Tomografia.

Dicas para manter a qualidade de vida com Hipertensão Arterial Pulmonar

Além dos tratamentos indicados pelo médico, pessoas com hipertensão pulmonar podem adotar uma série de mudanças para ter uma rotina mais saudável, o que ajuda a melhorar os sintomas e evitar que a doença fique mais grave.

Reduza o consumo de sódio – assim como para pessoas com pressão alta, aqueles que têm hipertensão pulmonar também precisam reduzir a ingestão de sódio. Para isso, é preciso adotar uma alimentação mais saudável, consumindo porções de frutas, legumes e verduras. Para temperar os alimentos, prefira ervas frescas, limão, alho e cebola. Lembre sempre de olhar o rótulo de produtos industrializados, eles podem ser ricos em sódio, principalmente bebidas gaseificadas e embutidos. 

Pratique exercícios físicos, mas com cuidado – manter-se fisicamente ativo é uma ótima maneira de ter uma rotina mais saudável. Porém, pessoas com HAP precisam ter muita atenção com os exercícios físicos. Para evitar que o esforço afete a respiração e o bem-estar, converse com o médico sobre quais práticas são recomendadas para você. Ao sentir qualquer desconforto ao se exercitar, pare, não force seu corpo além do limite. 

Tire o cigarro da sua vida – se você não fuma, não fique perto de quem está fumando. Se fuma, pare, a fumaça do cigarro pode afetar muito sua respiração, que já é comprometida por conta da hipertensão pulmonar. 

Diminua os esforços da sua rotina – algumas atividades cotidianas, como limpar a casa ou arrumar a cama, por menores que sejam, podem afetar sua respiração. Para evitar se sentir indisposto, busque formas de diminuir o esforço nessas atividades.

Referências:
Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

PP-PFE-BRA-1868

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.