Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
MeningiteHomeSua SaúdeVacinasMeningite

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo.

A forma de transmissão depende do tipo. A meningite viral e a bacteriana são transmitidas de pessoa a pessoa através das vias respiratórias, por gotículas e por secreções do nariz e da garganta.

Já a meningite fúngica é mais comum em pessoas com algum comprometimento da imunidade. A meningite eosinofílica é transmitida por moluscos (caramujos, lesmas) e crustáceos (caranguejos, camarões).

A meningite bacteriana e a meningite viral são as mais preocupantes por sua gravidade e pela capacidade de causar surtos. São mais frequentes em determinadas épocas do ano: no inverno, a meningite bacteriana é mais comum. No verão, a meningite viral é mais frequente.

Sinais e sintomas da meningite

Muitas pessoas confundem os sintomas de meningite com os da gripe ou mesmo com uma crise de enxaqueca. Como, então, diferenciá-la de uma simples dor de cabeça ou um resfriado? Fique atento aos seguintes sintomas:

  • febre;

  • dor de cabeça;

  • vômitos;

  • náuseas;

  • rigidez de nuca;

  • sensibilidade à luz;

  • manchas vermelhas na pele.

Qual é o tratamento para a meningite?

O tratamento da meningite é feito de acordo com o tipo da doença. No caso da meningite viral, por exemplo, são prescritos medicamentos apenas para o alívio dos sintomas. As meningites bacterianas, fúngicas e eosinofílicas são combatidas com medicamentos específicos.

Veja quais são os tipos principais de meningite e os respectivos tratamentos:

Meningite bacteriana – Causada por bactérias, é bastante letal e deve ser tratada o quanto antes com antibióticos, normalmente administrados por via venosa, por um período de 7 a 14 dias. Um tipo de meningite bacteriana muito comum é a causada pelo bacilo Haemophilus influenzae tipo b.

Meningite viral – Provocada por vírus, normalmente é debelada pelo próprio organismo. Nesses casos, os medicamentos servem para aliviar os sintomas.

Meningite fúngica – Causada por fungos, é mais rara e deve ser tratada com antifúngicos. Pessoas com diabetes e portadoras do vírus HIV têm mais risco de desenvolver a doença.

Meningite eosinofílica – Ocasionada por parasitas na alimentação, em geral, deve ser tratada com antibióticos.

Meningite traumática – Surge após traumatismo, na maioria das vezes, craniano.

Caso apresente alguns dos sintomas da meningite, isso não significa que você está com a doença necessariamente. Contudo, procure um médico o mais rápido possível. Ele poderá fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado.

Como prevenir a meningite?

A melhor maneira de fazer a prevenção de meningite é detectar e tratar os casos rapidamente para evitar que seja transmitida a outras pessoas. Existem também vacinas para prevenir alguns tipos de meningite.

No caso de pessoas que tiveram contato com pacientes com meningite por Haemophilus influenzae, a indicação é a quimioprofilaxia, tratamento que consiste na ingestão preventiva de medicamentos prescritos por médico.

Outras maneiras de prevenir a doença são:

  • evitar aglomerações;

  • manter os ambientes ventilados;

  • manter a higiene ambiental;

  • seguir o calendário de vacinação.

Referências

Voltar à Página Principal

Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

PP-PNA-BRA-0696

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.