Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Meningite MeningocócicaHomeSua SaúdeVacinasMeningite Meningocócica

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.072 casos da doença e 218 mortes. Veja como diferenciar a meningite meningocócica dos outros tipos e se prevenir.

O que é a meningite meningocócica?

A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas, medicamentos e tumores. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.

A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, são necessários contato e convívio no mesmo ambiente. Algumas pessoas podem apresentar e transmitir a bactéria sem estar doentes.

Sintomas e sinais da meningite meningocócica

Um dos grandes perigos no diagnóstico da meningite meningocócica é que seus sintomas e sinais iniciais podem ser confundidos com uma gripe muito forte ou dengue e, no momento do diagnóstico, a doença já está avançada.

A pessoa infectada apresenta os seguintes sintomas e sinais:

  • febre;

  • rigidez na nuca;

  • dor de cabeça;

  • mal-estar;

  • náusea e vômito;

  • confusão mental;

  • sensibilidade à luz;

  • dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga;

  • manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas;

  • respiração rápida;

  • calafrios.

A doença atinge o estágio grave, muitas vezes letal, entre 24 e 48 horas. Portanto, vá ao hospital assim que notar qualquer sintoma ou sinal.

Diagnóstico da doença meningocócica

A suspeita inicial é levantada pelo histórico e estado clínico da pessoa. A partir disso, o médico vai pedir a coleta de amostras de sangue e do liquor, um líquido presente na medula espinhal, para confirmar se há a doença e qual o tipo. A identificação é importante para o médico saber como deve tratar a infecção.

A meningite meningocócica tem cura?

Por ter evolução rápida, a meningite meningocócica é imprevisível. Isso porque a proliferação das bactérias acontece rapidamente e, quando atinge o sangue, o corpo gera uma inflamação muito forte e tem uma queda brusca de pressão, entrando em choque.

Quanto mais cedo o tratamento no hospital for realizado, maior será a chance de cura. Porém, de 11% a 19% dos sobreviventes ficam com sequelas, que podem incluir perda de audição, amputação de membros, alterações neurológicas e cicatrizes na pele.

Vacinação é a melhor forma de prevenir a meningite meningocócica

Redes privadas - As vacinas estão disponíveis para os tipos A, B, C, W e Y da meningite meningocócica.

Rede pública – A vacina disponível é a meningococo C conjugada.

  • Como é administrada – Em duas doses, sendo a primeira aos 3 meses e a segunda aos 5 meses, mais uma dose de reforço aos 12 meses.

  • Outros grupos que têm direito à vacinação na rede pública - Adolescentes, pessoas que não têm mais o baço, quem têm anemia falciforme, talassemia ou hepatite crônica e portadores de HIV/aids, entre outros.

Diferenças entre a meningite meningocócica e outros tipos de meningite

A meningite meningocócica é um dos tipos de meningite causados por bactérias. Mas enquanto é altamente letal, as demais têm letalidade média. Já os tipos de meningite causados por vírus, fungos e parasitas têm baixa letalidade.

Sintomas e sinais comuns a todos os tipos de meningite  Sinais e sintomas específicos da meningite meningocócica
  • Febre;

  • Rigidez na nuca;

  • Dor de cabeça;

  • Mal estar;

  • Náusea e vômito;

  • Confusão mental;

  • Sensibilidade à luz.

  • Dores intensas nos músculos, articulações,peito ou barriga;
  • manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas;
  • respiração rápida;
  • calafrios.
Referências

Voltar à Página Principal

Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

PP-PNA-BRA-0696

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.