Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Transtorno de Pânico
HomeSua SaúdeSistema Nervoso CentralTranstorno de PânicoSíndrome do pânico: como conviver e lidar com os sintomasMesmo que existam tratamentos eficazes para a síndrome do pânico, apenas 37% das pessoas que sofrem do problema buscam ajuda. Esta síndrome surge, geralmente, após os 20 anos de idade e os sintomas podem acompanhar a pessoa por toda vida. Continue a leitura para conhecer mais sobre a síndrome do pânico e como ela pode ser tratada. Sintomas da síndrome do pânicoExistem alguns sinas e sintomas que pessoas passando por um ataque de pânico podem ter. O que define se alguém tem a síndrome ou é apenas um episódio isolado é frequência dos ataques, que podem acontecer sem avisos, a qualquer momento. Entre os sintomas da síndrome do pânico estão:
Sensação de perigo ou medo sem razão;
Pensamento irracional de que irá morrer;
Aumento nos batimentos cardíacos;
Suor frio;
Dificuldade para respirar;
Tontura;
Náusea;
Calafrios e/ou ondas de calor;
Dores na cabeça, peito e/ou estômago;
Sensação de cabeça leve.
Atenção: geralmente, os ataques de pânico duram poucos minutos. Após os sintomas da síndrome do pânico pararem, você se sentirá muito cansado.Possíveis causas da síndrome do pânicoA causa exata da síndrome do pânico não é conhecida. Porém, acredita-se que pode ocorrer por uma soma de fatores:
Biológicos - como problemas nas funções do cérebro;
Psicológicos - por exemplo, a influência de forte estresse;
Hábitos poucos saudáveis - como fumar.
É possível tratar a síndrome do pânico e retomar a qualidade de vidaExistem tratamentos que ajudam a controlar os ataques de pânico, diminuindo a frequência e intensidade dos sintomas. Entre os possíveis métodos para tratar a síndrome do pânico estão:Psicoterapia - o acompanhamento com um profissional que ajudará a identificar os motivos e possíveis gatilhos dos ataques de pânico. A terapia trabalhará formas de lidar com os sintomas e até mesmo evitá-los.
Medicamentos - muitas vezes desenvolvidos para pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, os medicamentos para síndrome do pânico podem ser usados por semanas ou até mesmo anos, dependendo da orientação médica.Referências