Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Transplante RenalHomeSua SaúdeTransplante Renal

O transplante de rim é uma opção para tratar pacientes com doença renal crônica em estágio já avançado. Ele é considerado a alternativa mais completa e efetiva para que essas pessoas recuperem sua qualidade de vida, já que recebem um rim saudável. Assim, o novo órgão exerce suas funções, como filtrar as toxinas do sangue.

Doença renal crônica é a principal indicação do transplante de rim

Por ser silenciosa, ou seja, não apresentar sintomas logo no início de sua manifestação, a doença renal crônica geralmente é descoberta quando já está em fase avançada, com grande comprometimento do órgão e pouco tempo para programar um tratamento adequado que evite cirurgia. Dessa forma, a maior parte dos pacientes que se encaixam nesse quadro iniciam a hemodiálise para, então, entrar na lista de transplante.

A indicação do transplante de rim é individualizada, de acordo com um conjunto de fatores, mas deve ser feita apenas quando:

O paciente sofre de doença renal crônica com insuficiência do órgão;
Está em diálise ou fase pré-dialítica;
O quadro é comprovadamente irreversível.
Informações como a causa da doença renal crônica e outras condições de saúde que o paciente apresenta também podem influenciar a indicação da cirurgia de transplante como tratamento a um indivíduo. 
O transplante de rim apenas é indicado para um paciente após uma análise física e emocional ser realizada por profissionais da saúde, considerando exames como o de sangue, de urina e de imagem.

​Contraindicações para realização de um transplante de rim

De acordo com o quadro de saúde geral do paciente, o transplante de rim pode não ser encorajado, pois condições do organismo ou do comportamento do indivíduo irão comprometer os resultados da cirurgia. Veja em quais casos o procedimento é contraindicado:

  • Portadores de doenças hepáticas, cardiovasculares e infecções que não estão controladas e não recebem acompanhamento médico;

  • Pacientes desnutridos;

  • Pessoas com distúrbios psiquiátricos ou emocionalmente desestabilizados;

  • Pessoas que fazem uso abusivo de álcool, fumo ou outras drogas.

Transplantes de rim no Brasil

Apesar de ser o segundo país com maior número anual de transplantes renais no mundo - com cerca de seis mil transplantes ao ano -, o Brasil ainda se encontra na 25ª posição no ranking mundial de quantidade de doadores de rim. Cerca de dez mil novos pacientes entram na lista de espera por uma doação a cada ano e 130 mil realizam diálise no país. 

Receber o órgão permite uma rotina mais tranquila e menos limitada que a diálise, mas ainda é necessário acompanhamento e uso correto dos medicamentos, quando indicados. De uma forma geral, pessoas que passam por um transplante de rim possuem uma expectativa de vida maior quando comparadas a pacientes em diálise. A maior parte das pessoas passa mais de dez anos com os rins transplantados funcionando bem. Alguns fatores influenciam no tempo de funcionamento do rim recebido, como:

  • Doador vivo – geralmente, o rim recebido de um doador em vida tem maior sobrevida.

  • Uso correto de medicamentos imunossupressores - são remédios que o paciente transplantado deverá usar para o resto da vida para evitar rejeição do órgão.

  • Transfusão de sangue - deve ser evitada ao máximo até o transplante, para diminuir o desenvolvimento de anticorpos contra os possíveis doadores.

Referências
Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

PP-PFE-BRA-3006

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.